Google+

Saiba como adotar a decoração rústica em seu apartamento

Saiba como adotar a decoração rústica em seu apartamento

Este é um guest post do Chaves na Mão. 

Dicas para dar rusticidade a um novo lar.

Memórias de infância em torno de uma antiga casa de fazenda vitoriana. Vitrais, ornamentos artesanais de madeira e uma enorme varanda com um balanço.

 

Claro, nada na vida é tão rosado quanto parece, então acrescentemos a isso formigas na cozinha, consertos constantes e ranhuras nas janelas que poderiam “congelar” uma criança até o osso no período do inverno. É, você não sabe o que tem até que se vá...

Quem nasceu antes da década de 90, é possível que já tenha vivenciado experiências assim. Casas de madeira, com móveis e acessórios também de madeira, eram muito comuns antigamente.

No entanto, o que temos hoje? Casas e apartamentos à venda belíssimos, mas ainda assim com pouco das características únicas dos móveis de antigamente, que até hoje nos fazem lembrar de fatos, barulhos e aromas que só um ambiente rústico pode nos proporcionar.

É nessas horas que as palavras “novo apartamento” e “lar, doce lar” conflitam. E é nessas horas também que a busca pelo rústico deve começar. Então... você tem tentado fazer o seu apê se sentir acolhedor? Você está atrás de um estilo clássico e caloroso? Redecore-o com uma decoração rústica!

Para quem não sabe, foi por volta do ano de 2015 que o mercado de decoração de interiores começou a ver a ascensão do estilo rústico. Para alguns, o estilo faz com que se sintam mais em contato com o passado enquanto vivem no presente. E, o mais importante, faz com que o espaço pareça aconchegante.

Um apartamento decorado em estilo rústico pode ser definido de várias maneiras, mas existem fatores importantes que precisam estar presentes para torná-la real. Por um lado, ele precisa usar materiais naturais. Em segundo lugar, a cor precisa ser neutra ou natural aos tons terrosos. Terceiro, você precisa incorporar textura em seu design.

Portanto, para você finalmente poder transformar o seu apê em um lar rústico e quente, aqui estão algumas dicas que você pode seguir.

Neste post você verá:

1. Projete a sua própria parede de tábuas
2. Não subestime o poder das lojas de usados e visite-as de vez em quando
3. Seja cauteloso com as técnicas de envelhecimento de móveis
4. Ornamente as suas obras de arte e espelhos com molduras rústicas
5. Dê ao seu apartamento um piso de madeira
6. Invista em uma iluminação simples, porém adequada ao estilo que você quer criar

1. Projete a sua própria parede de tábuas

Se você tiver a ajuda de outra pessoa, é possível instalar totalmente uma parede de tábuas usando um martelo e pregos antiquados em poucas horas. Estas paredes funcionam muito bem no sentido de dar um ar decorativo mais rústico ao seu apartamento.

2. Não subestime o poder das lojas de usados e visite-as de vez em quando

Lojas de antiguidades oferecem grandes descobertas, mas a preços muitas vezes altos. É por isso que damos a você como opção mais barata a visita a lojas de usados.

Ainda hoje há muito preconceito em relação a elas, mas fato é que há, sim, muitos móveis e acessórios decorativos rústicos bonitos e disponíveis para compra e, o melhor de tudo, a um preço justo.

3. Seja cauteloso com as técnicas de envelhecimento de móveis

Um mobiliário de madeira novo que foi envelhecido com algum tipo de técnica específica continua a ser uma tendência de design divertida – e talvez seja por isso que vê-se tanto disso hoje em dia em apartamentos à venda.

Se você se apaixonar por um móvel ou acessório decorativo assim, procure misturá-lo com itens que realmente tem uma história para contar. Afinal de contas, é difícil replicar verdadeiramente a história visual que uma velha peça rústica traz.

4. Ornamente as suas obras de arte e espelhos com molduras rústicas

Aposte em molduras de feitas à mão de madeira recuperada de antigos celeiros para dar um ar mais rústico às suas obras de arte, espelhos, lareiras e quaisquer outros itens que haja no seu apartamento que demandem algum tipo de moldura.

Assim, cada obra de arte e itens decorativos do seu apê poderão também refletir as imperfeições e intemperismo de tempo e anos de uso, tornando cada objeto único e valioso por si só. Estampas quadradas de madeira, por exemplo, são excelentes para criar uma galeria rústica na sala com as fotos de família.

5. Dê ao seu apartamento um piso de madeira

Provavelmente, a característica mais básica de uma casa rústica é o uso abundante de superfícies de madeira, e que parte de sua casa pode ser puramente feita de madeira do que seu piso?

Você não precisa comprar novas tábuas. As recicladas são, na verdade, preferidas, já que captam o aspecto histórico e nostálgico que a rusticidade busca preservar. Apenas certifique-se de lixá-las e fazer o acabamento necessário para ajustá-las e complementá-las.

Um piso de madeira não só trará uma sensação mais rústica para o seu lar, como também trará uma série de vantagens para um proprietário como você.

Ao contrário de pisos acarpetados que capturam todos os pêlos, ácaros, pólen e todos os outros alérgenos, um piso de madeira pode tornar a limpeza fácil e simples. Eles são duráveis e um simples acabamento pode facilmente fazer com que pareçam novos.

Os melhores tipos de madeira para pisos são carvalho, bordo, cereja, mogno e noz.

6. Invista em uma iluminação simples, porém adequada ao estilo que você quer criar

A ideia principal de um apartamento rústico é trazer os aspectos do exterior para o seu próprio espaço. E, além dos itens de cores quentes, texturizados e naturais de seu apê, a iluminação pode facilmente torná-lo aconchegante e convidativo – características essencialmente rústicas.

Para tanto, a luz que você precisa considerar deve ser suave e quente. Pense na iluminação proporcionada pela luz de velas ou na aparência do dia na hora de ouro, em que o sol está mais forte. Daí já é possível considerar que a luz precisa ser relaxante e não gritante.

Compartilhe essas dicas de decoração rústica para apartamentos com os seus contatos nas redes sociais!

Móveis Marcante

Móveis Marcante Ltda.

Telefone: (49) 3328-0055 
Rua Vicente Cunha, 572-E
B. Santo Antônio
Chapecó - SC

 

Horários de atendimento

Segunda a Sexta-feira:
8h às 12:00h | 13:30h às 18:00h

 

Canais de redes sociais

Topo